terça-feira, 6 de abril de 2010

Centenário da Assembleia de Deus no Brasil: a festa agora é em Natal


O Salmo 80 descreve algo que se assemelha à vida da Assembleia de Deus no Brasil. A partir do versículo 8, registrou o salmista: "trouxeste uma vinha do Egito; lançaste fora as nações e a plantaste. Preparaste-lhe lugar e fizeste com que ela apronfudasse raízes; e, assim, encheu a terra. Os montes cobriram-se com a sua sombra, e como os cedros de Deus se tornaram os seus ramos. Ela estendeu a sua ramagem até ao mar, e os seus ramos até ao rio".

Meus amados, a presença da Assembleia de Deus no Brasil é marcante. A nossa história é muito bonita porque seu início é consequência da ação divina. No início do século 20, vieram para o nosso país dois jovens obreiros da Escandinávia trazendo a mensagem pentecostal. Obedecendo a uma ordem de Deus, os dois jovens aportaram na cidade de Belém, capital do Estado do Pará, e, no ano de 1911, eles fundaram a Assembleia de Deus. É verdade que nos primórdios a denominação era conhecida por outro nome, era a Missão da Fé Apostólica, mas em 1918, a liderança pentecostal adotou oficialmente o título Assembleia de Deus, e dessa forma começamos a escrever a nossa história.

Meus irmãos, aquela semente plantada por aqueles dois homens no extremo norte do Brasil brotou, fazendo nascer uma grande árvore, que produziu frutos e foi se desenvolvendo, e novas sementes foram plantadas. A trajetória das Assembleias de Deus começou do Norte para o Nordeste, migrando para o Sudeste, percorrendo o Centro-Oeste e, finalmente, alcançou o Sul do país. Dessa forma, a nossa denominação é uma árvore frondosa que está plantada em todo território nacional para nossa alegria, segurança e edificação. Temos uma congregação em quase todas as vilas de todos os municípios brasileiros, e como é lindo a pessoa encontrar um letreiro com os dizeres “Assembleia de Deus”. Muitas vezes o local é humilde, mas o importante é que naquela residência existe um pregador, ou até mesmo um autodidata, um homem simples, porém portador da unção de Deus e um expositor da mensagem de que Jesus Cristo salva, cura, batiza no Espírito Santo e em breve voltará.

Amados irmãos, nós já iniciamos as comemorações do Centenário da Assembleia de Deus no Brasil e há uma chama ardendo dentro de nossa alma. Estamos dispostos a continuar ensinando sobre Jesus.

Por meio de vários eventos, já estivemos na maioria dos Estados do nosso grande país e a Conferência Pentecostal da festa dos 100 anos já teve sua primeira edição no Centro-Oeste, na cidade de Cuiabá, em 2008, e sua segunda edição na Região Sul, em Curitiba, em 2009; e, neste ano, estaremos comemorando o Centenário da AD no Nordeste, mais precisamente na cidade de Natal.

Com a ajuda de Deus, estaremos reunidos naquela bela cidade para anunciar ao povo daquela região que Jesus Cristo é o Salvador e que em breve Ele virá para buscar a Sua amada Igreja. Cremos que o Centenário de nossa denominação ficará marcado no coração do povo assembleiano, para honra e glória do nome do Senhor Jesus.



José Wellington Bezerra da Costa

Presidente da CGADB

Nenhum comentário:

Postar um comentário