sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mineiros chilenos recebem Bíblias através de túnel

As 33 Bíblias têm 8 cm de largura para caber na sonda

O pastor Carlos Diaz, 43, chega ao acampamento Esperanza com uma carga especial de Bíblias em miniatura. Cada livrinho só pode ter até 8 cm de largura.

É essa a medida do diâmetro da maior das sondas que está sendo enviada (por um túnel escavado na montanha) aos 33 mineiros encarcerados desde o dia 5 de agosto a 700 metros de profundidade, na mina San José.

O pastor encomendou uma Bíblia para cada um dos 33, deu-se ao trabalho de usar marcador amarelo fosforescente nas passagens mais importantes ("aquelas em que parece que Deus fala diretamente a respeito das angústias de viver dentro de uma caverna fechada"), e entregou-as ao coordenador de segurança da operação de resgate, Jorge Sanhueza, gerente de Sustentabilidade da estatal do cobre do Chile.

Ele encaminhará terra adentro, até os mineiros, as "palavras divinas".

As imagens divulgadas mostram os 33 mineiros com os olhos brilhantes, sofridos, barbados, enfraquecidos, magros, despojados de tudo - até da luz física.

Igreja promove culto para os familiares

Um show de músicas evangélicas foi realizado final de semana, no acampamento próximo à mina San José. A apresentação reuniu familiares concentrados no pé da montanha há quase um mês.

O pastor Julio Hernán iniciou com uma indagação. “Quem acredita que Deus irá salvar os 33 mineiros?”. Foi ovacionado. Em seguida vieram as canções do conjunto Mar de Cristal, que é composto por seis integrantes, com bateria, teclado, guitarra e quatro caixas de som.

Segundo Hernán, a banda foi convidada pelo prefeito da cidade de Copiapó para tocar aos parentes dos mineiros.


Cerca de 40 pessoas levantavam as mãos e oravam. Alguns choravam. Das famílias dos 33 mineradores, cinco são evangélicas.

Ao lado do palco, 20 estudantes do curso de Serviço Social da Universidade Santo Tomaz, de Copiapó, realizavam atividades lúdicas com as crianças.



Fonte: Folha online / Veja e Redação CPAD News

Nenhum comentário:

Postar um comentário