quarta-feira, 5 de maio de 2010

O PECADO IMPERDOÁVEL

Apesar de todo pecado afrontar a santidade de Deus, a Sagrada Escritura demonstra que Deus distingue a gravidade de cada pecado e suas respectivas consequências, como se pode notar nas seguintes passagens bíblicas.




UM SACERDOTE UNGIDO

Se o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo, oferecerá ao SENHOR, pelo seu pecado, que cometeu, um novilho sem defeito, por expiação do pecado (Lv 4.3).



A CONGREGAÇÃO

Mas, se toda a congregação de Israel pecar por ignorância, e o erro for oculto aos olhos do povo, e se fizerem contra alguns dos mandamentos do SENHOR, aquilo que não se deve fazer, e forem culpados, E quando o pecado que cometeram for conhecido, então a congregação oferecerá um novilho, por expiação do pecado, e o trará diante da tenda da congregação (Lv 4.13,14).



QUALQUER PESSOA

E, se qualquer pessoa do povo da terra pecar por ignorância, fazendo contra algum dos mandamentos do SENHOR, aquilo que não se deve fazer, e assim for culpada; Ou se o pecado que cometeu lhe for notificado, então trará pela sua oferta uma cabra sem defeito, pelo seu pecado que cometeu (Lv 4.27,28).



AOS FARISEUS

Jesus disse: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo (MT 23.14).



A PILATOS

Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem (Jo 19.11). Se Pilatos, condenando a Jesus, contrário a sua vontade, cometia pecado e era passível de condenação, contudo, Judas que foi discípulo de Jesus, ao pecar deliberada e conscientemente cometeu pecado maior do que Pilatos.



AOS QUE MINISTRAM A PALAVRA

Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo (Tg 3.1).



A justiça divina leva em conta inclusive o grau de conscientização que cada pecador tem em relação ao pecado. Portanto, há um pecado que não é perdoado, a saber, a blasfêmia contra o Espírito Santo.



A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO – O PECADO IMPERDOÁVEL



Por falta de uma exegese baseada nos princípios da hermenêutica bíblica é que algumas Igrejas pseudocrístãs, têm transformado este assunto em traumáticas forcas punitivas para seus adeptos que porventura venham transgredir algumas regras de seu esdrúxulo acervo doutrinário. Para sua melhor compreensão do assunto, é interessante notar o que diz o Senhor Jesus em Mateus 12.31,32:



Portanto, vos digo: todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o filho do homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.



Note, então, que Jesus afirma que todos os pecados são perdoáveis, exceto, a blasfêmia contra o Espírito Santo. Dado a gravidade do assunto, vamos entender o significado de blasfêmia.



Para a maioria dos eruditos este substantivo tem o sentido de injuriar, reprovar, desafiar, insultar, censurar, desprezar, rejeitar, abominar, zombar, falar injuriosamente contra o que é divino e sagrado. E conforme o contexto do texto ora analisado (Mt.12.31,32) foi exatamente isto o que ocorreu. Jesus acabara de libertar um endemoninhado que era cego e mudo, e os fariseus, inchados por seu orgulho religioso, não querendo admitir que Jesus fosse o Messias, de forma consciente e deliberada atribuíram a Satanás a inequívoca obra do Espírito Santo, e por este motivo Jesus declara que esta atitude seria imperdoável. Bruce, afirma que este pecado é imperdoável por se tratar da rejeição deliberada e derradeira da obra especial do Espírito Santo, que testemunha diretamente ao coração a respeito de Jesus como Senhor e salvador, resultando na recusa total de crer. Por isso a blasfêmia contra o Espírito Santo não é uma indiscrição momentânea, mas uma disposição definitiva da vontade, embora as declarações de Jesus sugiram que possa manifestar-se num ato especifico.



Diante da gravidade deste pecado, e do desconhecimento que o envolve, Satanás tem afligido alguns crentes “fracos”, fazendo-os achar que já cometeram este tão terrível pecado, no entanto a sua condição de arrependimento e busca de perdão, é uma evidência de que não cometeram o tal pecado.





Fonte: ITL - Instituto Teológico Logos


Postado por Pastor Rivail Sousa às 10:36 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário